Clique nas imagens para ampliar
O teste químico é realizado em diversos tipos de produtos e materiais para assegurar seu bom funcionamento e também a sua segurança. Isso porque muitas substâncias químicas – combinadas ou isoladas – podem prejudicar não só as pessoas envolvidas no processo, como também equipamentos e o meio ambiente. Por isso, realizar um teste químico em produtos e materiais utilizados pela indústria é fundamental.
COMO É REALIZADO O TESTE QUÍMICO
O teste químico é realizado em laboratórios de ensaios especializados nesse ramo e preparados para a realização de um processo que exige certa metodologia para ser eficaz. Popularmente eles são feitos em motores, equipamentos e materiais, assim como em fios, cabos e cordões elétricos. O teste químico obedece a metodologia e regras vigentes para assegurar a certificação do produto.
Geralmente, o teste químico abrange uma série de testes que podem ser feitos em conjunto ou isoladamente. Alguns deles são:
- Determinação do grau de acidez de gases desenvolvidos durante a combustão de componentes;
- Determinação da quantidade de gás ácido halogenado emitido durante a combustão de materiais poliméricos;
- Determinação qualitativa de flúor, cloro, bromo, iodo, nitrogênio e enxofre em componentes poliméricos;
- Determinação de índice de toxicidade de gases desenvolvidos durante a combustão de matérias poliméricos;
- Determinação do índice de toxicidade dos produtos de combustão de amostras pequenas de materiais.
Cada um desses testes vai analisar o material testado e mostrar como é o seu comportamento em diversas situações e isso auxilia a tornar sua utilização o mais segura possível. Consequentemente, reduz os riscos de acidentes e prejuízos no futuro, otimizando o funcionamento como um todo.
Para a realização do teste químico é necessário o uso de equipamentos especializados de última geração e uma equipe técnica treinada para utilizá-los e interpretar seus resultados. Por isso, o ideal é realizar um teste químico em laboratórios de ensaios especializados no ramo.
As principais normas que fazem parte do teste são: Resolução Anvisa 51 e 52, Resolução Anvisa 105, NBR 12139, NES 713, NBR 11633, IEC 60754-2, NBR 10495, IEC 60754-1, ASTM D 1238, ASTM D 2584, NBR 9147 que podem ser utilizados em diferentes ensaios e componentes químicos: pentaclorofenol , absorção atômica, análise de metais, diretiva Rohz, migração, teor de negro de fumo, gás ácido, grau de acidez, índice de toxidez, presença de halogênio, índice de fluidez, teor de cinzas, índice de oxigênio, densidade de fumaça, produtos a serem ensaiados: fios, cabos e cordões elétricos e telefônicos, toda a diversidade de produtos e ou materiais plásticos, artigos escolares e para festa, móveis, brinquedos, produtos infantis (mamadeira, chupeta, etc).
O ITEN OFERECE O MAIS COMPLETO TESTE QUÍMICO
Reconhecida no mercado como um dos melhores laboratórios de ensaios, o ITEN está totalmente capacitado para a realização de teste químico em diversos tipos de produtos e materiais. A empresa é certificada pela ANATEL e acreditada pela Cgcre/ INMETRO e dispõe dos melhores equipamentos e especialistas para diversos tipos de ensaios.
O ITEN garante a qualidade da prestação dos serviços e dos ensaios realizados e oferece ao cliente a possibilidade de desenvolver ensaios de acordo com a sua necessidade.
Para saber mais sobre Teste químico
Ligue para (11) 3606-7373 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!